PROJETO Festa Junina 2010
1. Identificação
Nome da Escola: EE PROFª ALICE FONTES PINHEIRO Local (cidade/estado) CUIABÁ/MT
Série: COMUNIDADE ESCOLAR Número de alunos: TODOS OS QUE TIVEREM VONTADE
Professores envolvidos:
Todos os que tiverem vontade e motivação para participar.
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Festa julina
O que instiga / mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
Enquanto no Brasil o mês de junho é um período de frio, temos conhecimento que é verão na Europa, e a comemoração da festa junina tem sua história atrelada aos inúmeros rituais de invocação de fertilidade, comemorados pelos europeus. Estes rituais eram para garantir o crescimento da vegetação, fartura na colheita e pedir por chuvas. Por toda parte do planeta, e nas diferentes culturas estes rituais ainda são praticados.
Com as grandes mudanças da natureza, o homem passou a pensar sobre as causas efeitos e sua transformação, em dado momento o homem passou a acreditar que estas mudanças estavam em suas mãos e ele poderia evitar ou interferir pela magia existente nos rituais.
Com o tempo percebeu que a vida e a morte de qualquer criatura viva depende da vontade divina, passando assim a festa junina ser complementada com a teoria religiosa.
No inicio chamada festa joanina para homenagear São João.
Nas festas juninas temos hoje a quadrilha, comidas típicas, as simpatias são poucas porém ainda existem, as adivinhações e pedidos e graças aos santos.
Em algumas lugares ainda existe a tradição da lavagem do santo, ritual que deve ser realizado antes da meia noite, todos os participantes da festa formam uma procissão com andores onde estão a imagem dos santos, a procissão se dirige às margens de um riacho, rio, lagoa ou córrego.
No Nordeste a festa junina movimenta mais gente que o carnaval, atrai pessoas do país inteiro, tem quadrilhas maravilhosas que fazem as competições com ritmos contagiantes e desafiadores.
As festas juninas nos remete as velhas tradições, reforçando os laços da nossa origem e nos faz recriar no presente a caminhada de nossos ancestrais.
Assim, compreendemos que se faz necessária a realização da atividade cultural e folclórica nesta unidade escolar tendo em vista manter viva a historia e cultura de nossos antepassados.
4. Objetivo (s)
• Reconhecer a importância da história e da cultura de nossos antepassados, re-construindo a história de hoje percebendo a necessidade de acreditar na força divina.
• Compreender a importância do trabalho em equipe e da participação em grupos.
5. Conteúdos
Pesquisa sobre a tradição da festa junina em Cuiabá e no Brasil.
Cada professor poderá escolher conteúdos para contemplar o tema.
Quais Conceitos? (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais)
6. Disciplinas envolvidas
Todas
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A direção juntamente com os professores, terão grupos de trabalho para desenvolverem as atividades voltadas para a festa.
Cada profissional terá uma atividade a ser desempenhada antes e durante o evento.
Cada professor se utilizará do tema para envolver o aluno na participação do evento. Origem da festa, as danças, as comidas, etc.
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
►Papel, máquina fotográfica, internet, computador, data show, cadernos, livros.
9. Registro do processo
Ata de reuniões e fotos do evento, apresentação no blog, nota de participação aos alunos, lista de presença no evento.
10. Avaliação e Resultados esperados
A participação de todos envolvido no processo.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Divulgação no blog, mural sala de professor da escola.
Poster, Painel, Blog, Evento.....
12. Referências Bibliográficas
http://www.rosanevolpatto.trd.br/festajunina.htm http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
Sites, vídeos, livros...filmes
Organização geral:
Denise Fatima Pinheiro Maritni
Caixa – Sueli, Alina e Ilda.
Decoração com milho verde – Elisabeth, Sonia Prado, Ivanildes, Judson.
Comida, rei e rainha – Maria José.
Quadrilha - Sônia Pinheiro e Ana Lucia Farias.
Barracas.
Pescaria e Artista – Idalena, Maria Catarina, Mariluce, Roselene e Vera.
Doces – ( pudim, bolo de chocolate, teta de nega, sorvete, cocada, pé de moleque, maçã do amor) – Ana Lúcia Fracaro, Dejanane, Jussara, Laís, Laura, Marcilia.
Pastel ( carne e queijo) – Maria Nilza, Darlene, Iracema, Leonice.
Bebidas – Eldes, Judson, Mario Paulo.
Espetinho ( carne, frango e lingüiça) – Silvio e Joarez.
Comida - (Maria Izabel, farofa de banana e feijão empamonado), - Celma,
Cristina e Maria Tereza.
Quentão – Sônia Pinheiro (fazer) Ilma e Leonice
Milho verde – 3º ano ensino médio.
Venham Participar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário