SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES–CEFAPRO.
Escola Estadual “Profª. Alice Fontes Pinheiro”.
Município: Rua E 5 nº 157
Bairro: Jardim Nossa Senhora Aparecida.
Fone: 3661- 0674
E-mail - cba.ee.alicef.pinheiro@seduc.mt.gov.br
Cidade: Cuiabá.
Diretora: Denise Fátima Pinheiro
Coordenadoras:
Dalva do Amaral Evangelista
Maria José Ferreira.
Responsável pelo projeto:
Sônia Maria Pinheiro Ferro Yoshida
Público de interesse:
Docentes e funcionários da unidade escolar
Formador do CEFAPRO:
Graziani França
JUSTIFICATIVA
Em nosso cotidiano escolar bem como na sociedade, estamos sofrendo as conseqüências da violência, da indisciplina, da falta de ética e das dificuldades de relacionamento. Sabemos que na escola a avaliação em determinadas situações terminam acontecendo de forma equivocada e que as relações humanas está a cada dia mais difícil.
Encontrar soluções para os problemas que enfrentamos em nosso dia a dia não é tarefa fácil, entretanto buscar estas soluções é imprescindível para a melhoria do quadro educacional bem como para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O objetivo da educação continuada da “EE Profª. Alice Fontes Pinheiro” para o ano de 2009 é viabilizar situações de debates, através de filmes e textos que possam auxiliar os seguimentos na prática diária.
Avaliar nossos educandos é também um desafio, tendo em vista que o que trazem do mundo em que vivem é em determinado momento é bem diferente da realidade educacional, assim faz-se necessário uma análise dos instrumentos avaliativos para possíveis adequações.
Assim, acreditando na possibilidade de melhoria da prática pedagógica, selecionamos os temas; Violência, Disciplina,Ética, Avaliação,Relações humanas, Ciclos de formação humana, para aprofundar nossos conhecimentos no decorrer deste ano letivo.
OBJETIVO GERAL
► Desenvolver a prática de reunião para estudos e troca de experiências, tendo em vista amenizar as dificuldades encontradas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, refletindo sobre as mudanças necessárias no papel do educador na atualidade através da análise de diferentes abordagens.
OBJETIVOS ESPECIFICOS.
• Refletir sobre atividades que amenizam a situação de disciplina e violência no cotidiano escolar.
• Reconhecer a importância da ética para o bom relacionamento entre as pessoas.
• Compreender os ciclos de formação como um processo de ensino e aprendizagem de acordo com as etapas de desenvolvimento dos educandos.
METAS
► Incluir 100% dos profissionais da escola na formação continuada.
► Melhorar desempenho dos 100% dos educandos.
► Reconhecer a importância do bom relacionamento de uma comunidade escolar.
METODOLOGIA
Os encontros acontecerão 2 vezes o mês aos sábados das 7:30 as 11:30, e as segundas feiras das 17:30 as 19:30, sendo que desta forma todos os profissionais da escola serão contemplados para o acompanhamento das atividades.
Cada mediador irá estabelecer critérios para os encontros, utilizando filmes, textos e palestrantes se for necessário, compreendendo que cada tema serão trabalhados em 12, 8 OU 16 HORAS.
Se sentirem necessidade todos os profissionais poderão indicar textos e livros para os debates.
RECURSOS MATERIAIS
Data show;
Retroprojetor;
Textos xerocados,
DVDs,
Livros;
Papel pardo;
Cartolinas;
Canetas;
CD;
Aparelho de som
Cronograma:
Março a Outubro
AVALIAÇÃO
A avaliação (NÃO BUSCAMOS ELA É CONTINUA, SEMPRE ESTAMOS AVALIANDO ATÉ A ATITUDE DOS COLEGAS RRSSSSS.) é a contínua e tem caráter de acompanhamento do processo, que faz parte da realização interativa, com o objetivo de informar aos participantes em que direção o desenvolvimento do conteúdo estudado está se realizando e abrangerá três aspectos básicos: trabalho com o conhecimento, relacionamento interpessoal e organização da coletividade.
ESTA PARTE EM VERMELHO PENSO QUE NÃO. AQUI SERÁ SOMENTE OS INSTRUMENTOS SE UTILIZADOS. O COMO IREMOS AVALIAR.
A pretensão é transformar a escola num sistema onde a essência não seja mais um percurso pré-determinado, mas que se baseie em desequilíbrios, interações e transformações: é um meio para diagnosticar as necessidades, as dificuldades e os desvios da caminhada escolar, de forma a redefinir as ações pedagógicas para o êxito da construção dos saberes . PENSO QUE PODERIA ACRESCENTAR NA METODOLOGIA. O QUE ACHA?
Referências Bibliográficas.
AQUINO, Julio Groppa. Do cotidiano escolar: ensaio sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000
CHALITA,Gabriel. Educação, a solução esta no afeto. São Paulo: Gente, 2004.
Constituição Federal 1988
Ministério da Educação, Secretaria de Educação A Distância. A escola em discussão. TVESCOLA.2007
__________________Ética -Direitos humanos . TVESCOLA 2007.
__________________Ética – violência, comunidade e escola. TVESCOLA 2007.
_________________Avaliação e aprendizagem, convívio escolar, educação infantil. TVESCOLA 2007.
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
PERRENOUD, Philippe. Novas competências para Ensinar. Porto Alegre: Arte Médicas sul, 2000.
REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo, Fundação Victor Civita, março. 1999
Secretaria de Estado de Educação. Escola ciclada de Mato Grosso. Novos tempos e Espaços para ensinar- aprender a sentir, ser e fazer. 2ª edição. Cuiabá; 2001
SILVA, A.S. – Tecendo Textos: Ensino de Língua Portuguesa Através de Projetos – 1ª. ed. São Paulo: IBEP, 1999 – (Coleção Novo Tempo)
TIBA, Içami. Disciplina , limite na medida certa. São Paulo: Gente, 1996.
WEIL, Pierre. Relações humanas na família e no trabalho. 46ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
Nenhum comentário:
Postar um comentário