O que levaremos desta vida?


O que levamos desta vida? Somente o que vivermos. Viver é o unico objetivo, para tanto é preciso saber viver.



quinta-feira, 17 de junho de 2010

Projeto sala de professor 2009

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC

CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES–CEFAPRO.



Escola Estadual “Profª. Alice Fontes Pinheiro”.

Município: Rua E 5 nº 157

Bairro: Jardim Nossa Senhora Aparecida.

Fone: 3661- 0674

E-mail - cba.ee.alicef.pinheiro@seduc.mt.gov.br

Cidade: Cuiabá.

Diretora: Denise Fátima Pinheiro

Coordenadoras:

Dalva do Amaral Evangelista

Maria José Ferreira.

Responsável pelo projeto:

Sônia Maria Pinheiro Ferro Yoshida

Público de interesse:

Docentes e funcionários da unidade escolar

Formador do CEFAPRO:

Graziani França



JUSTIFICATIVA

Em nosso cotidiano escolar bem como na sociedade, estamos sofrendo as conseqüências da violência, da indisciplina, da falta de ética e das dificuldades de relacionamento. Sabemos que na escola a avaliação em determinadas situações terminam acontecendo de forma equivocada e que as relações humanas está a cada dia mais difícil.

Encontrar soluções para os problemas que enfrentamos em nosso dia a dia não é tarefa fácil, entretanto buscar estas soluções é imprescindível para a melhoria do quadro educacional bem como para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O objetivo da educação continuada da “EE Profª. Alice Fontes Pinheiro” para o ano de 2009 é viabilizar situações de debates, através de filmes e textos que possam auxiliar os seguimentos na prática diária.

Avaliar nossos educandos é também um desafio, tendo em vista que o que trazem do mundo em que vivem é em determinado momento é bem diferente da realidade educacional, assim faz-se necessário uma análise dos instrumentos avaliativos para possíveis adequações.

Assim, acreditando na possibilidade de melhoria da prática pedagógica, selecionamos os temas; Violência, Disciplina,Ética, Avaliação,Relações humanas, Ciclos de formação humana, para aprofundar nossos conhecimentos no decorrer deste ano letivo.




OBJETIVO GERAL



► Desenvolver a prática de reunião para estudos e troca de experiências, tendo em vista amenizar as dificuldades encontradas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, refletindo sobre as mudanças necessárias no papel do educador na atualidade através da análise de diferentes abordagens.

OBJETIVOS ESPECIFICOS.


• Refletir sobre atividades que amenizam a situação de disciplina e violência no cotidiano escolar.

• Reconhecer a importância da ética para o bom relacionamento entre as pessoas.

• Compreender os ciclos de formação como um processo de ensino e aprendizagem de acordo com as etapas de desenvolvimento dos educandos.


METAS

► Incluir 100% dos profissionais da escola na formação continuada.

► Melhorar desempenho dos 100% dos educandos.

► Reconhecer a importância do bom relacionamento de uma comunidade escolar.


METODOLOGIA

Os encontros acontecerão 2 vezes o mês aos sábados das 7:30 as 11:30, e as segundas feiras das 17:30 as 19:30, sendo que desta forma todos os profissionais da escola serão contemplados para o acompanhamento das atividades.

Cada mediador irá estabelecer critérios para os encontros, utilizando filmes, textos e palestrantes se for necessário, compreendendo que cada tema serão trabalhados em 12, 8 OU 16 HORAS.

Se sentirem necessidade todos os profissionais poderão indicar textos e livros para os debates.

RECURSOS MATERIAIS

Data show;

Retroprojetor;

Textos xerocados,

DVDs,

Livros;

Papel pardo;

Cartolinas;

Canetas;

CD;

Aparelho de som

Cronograma:
Março a Outubro

AVALIAÇÃO

A avaliação (NÃO BUSCAMOS ELA É CONTINUA, SEMPRE ESTAMOS AVALIANDO ATÉ A ATITUDE DOS COLEGAS RRSSSSS.) é a contínua e tem caráter de acompanhamento do processo, que faz parte da realização interativa, com o objetivo de informar aos participantes em que direção o desenvolvimento do conteúdo estudado está se realizando e abrangerá três aspectos básicos: trabalho com o conhecimento, relacionamento interpessoal e organização da coletividade.

ESTA PARTE EM VERMELHO PENSO QUE NÃO. AQUI SERÁ SOMENTE OS INSTRUMENTOS SE UTILIZADOS. O COMO IREMOS AVALIAR.

A pretensão é transformar a escola num sistema onde a essência não seja mais um percurso pré-determinado, mas que se baseie em desequilíbrios, interações e transformações: é um meio para diagnosticar as necessidades, as dificuldades e os desvios da caminhada escolar, de forma a redefinir as ações pedagógicas para o êxito da construção dos saberes . PENSO QUE PODERIA ACRESCENTAR NA METODOLOGIA. O QUE ACHA?



Referências Bibliográficas.

AQUINO, Julio Groppa. Do cotidiano escolar: ensaio sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000

CHALITA,Gabriel. Educação, a solução esta no afeto. São Paulo: Gente, 2004.

Constituição Federal 1988

Ministério da Educação, Secretaria de Educação A Distância. A escola em discussão. TVESCOLA.2007

__________________Ética -Direitos humanos . TVESCOLA 2007.

__________________Ética – violência, comunidade e escola. TVESCOLA 2007.

_________________Avaliação e aprendizagem, convívio escolar, educação infantil. TVESCOLA 2007.

Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Novas competências para Ensinar. Porto Alegre: Arte Médicas sul, 2000.

REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo, Fundação Victor Civita, março. 1999

Secretaria de Estado de Educação. Escola ciclada de Mato Grosso. Novos tempos e Espaços para ensinar- aprender a sentir, ser e fazer. 2ª edição. Cuiabá; 2001

SILVA, A.S. – Tecendo Textos: Ensino de Língua Portuguesa Através de Projetos – 1ª. ed. São Paulo: IBEP, 1999 – (Coleção Novo Tempo)

TIBA, Içami. Disciplina , limite na medida certa. São Paulo: Gente, 1996.

WEIL, Pierre. Relações humanas na família e no trabalho. 46ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

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