O que levaremos desta vida?


O que levamos desta vida? Somente o que vivermos. Viver é o unico objetivo, para tanto é preciso saber viver.



domingo, 7 de dezembro de 2008

Projeto de Leitura. Coordenadora do projeto, Ivanides


EE “Alice Fontes Finheiro”



PROJETO DE LEITURA
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS.

Professoras: Dalva do Amaral Evangelista.
Ivanildes Leite da Cruz.
Marcilia Arrais Abreu.
Sônia Maria Pinheiro Ferro Yoshida.
Tânia Maria de Lara Pinto Marques.
Diretora: Denise Fátima Pinheiro Martini.
Coordenadora: Dalva do Amaral Evangelista.


Cuiabá
2008
PROJETO DE LEITURA

TEMA: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

JUSTIFICATIVA:

A biblioteca escolar possui um acervo literário considerável. Percebe-se no entanto, uma razoável procura por parte dos alunos. Verificando que a maioria dos alunos tem dificuldade na leitura de textos em todas as disciplinas, busca-se através deste projeto estimular os alunos envolvidos à prática da leitura.

Através da leitura de histórias e de vários textos, os alunos tomarão conhecimento dos diversos aspectos da língua que servem como objetivo único de interação social e convivência. O aluno lendo continuamente vai adquirir a prática da leitura tão necessária para a inserção do indivíduo na sociedade.

OBJETIVOS:

* Despertar o interesse e o prazer pela leitura através de histórias lidas e contadas;
* Incentivar o hábito de leitura;
* Formar leitores críticos, desenvolvendo a capacidade de perceber mensagens implícitas no texto;
* Formar leitores capazes de ler com atenção, entonação e fluência;
* Reconhecer a leitura como instrumento de obtenção de informação e orientação social.

METODOLOGIA:

* Leitura de história, pelo professor com objetivo de despertar o interesse pela leitura;
* Leitura silenciosa dirigida;
* Leitura oral com entonação adequada;
* Exploração e interpretação das histórias lidas;
* Uso do dicionário para ampliação do vocabulário;
* Jogral;
* Declamação de poesias;
*Teatro.

CRONOGRAMA DE TRABALHO:

Professor agosto setembro outubro novembro
Ivanildes 13, 20, 27 03, 10, 17, 24 01, 08, 15, 22, 29 05, 12, 19,26
Tânia 13, 20, 27 03, 10, 17, 24 01, 08, 15, 22, 29 05, 12, 19,26
Marcilia 13, 20, 27 03, 10,17, 24 01, 08, 15, 22, 29 05, 12, 19,26
Sônia 14, 21, 28 04, 11, 18, 25 02, 09, 16,23, 30 06, 13, 21, 27
Dalva 13, 20, 28 03, 10, 17, 25 01, 09, 16, 22, 29 05, 12, 19, 26




AVALIAÇÃO:

Será continua, no decorrer das atividades propostas, por meio do entendimento individual sobre a história ouvida, através de interpretação oral de questões referentes à história lida, de seu entendimento e de sua crítica respeitando o desenvolvimento individual de cada educando.
Apresentação das atividades dia 04/12/2008.


Referencias Bibliográficas.
CUNHA, Leo ET AL. Meus primeiros contos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.2001.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no oficio de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. A pratica de ensino e o estagio supervisionado. Campinas, SP: Papírus, 1991.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul LTDA, 1998.
VYGOTSKI, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WEIL, Pierre. A criança, o lar e a escola. Petrópolis: Vozes, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário